Centro Municipal de Ostomias e Programas Especiais – CEMOPE

Endereço: Rua Ernesto Vilela s/n – praça Getúlio Vargas;

Telefone: 3220-1000 ramais 4736/4738;

E-mail: orteseprotese200@gmail.com;

Horário de atendimento: 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00.

Serviços:

– Pacientes Ostomizados;

– Alimentação enteral;

– Fraldas geriátricas;

– Oxigenoterapia Domiciliar;

– Lentes esclerais.

Formas de Acesso:

PROGRAMA MUNICIPAL DE DISTRIBUIÇÃO DE FRALDAS DESCARTÁVEIS Lei Municipal 12.978/2017 Protocolar on-line na página da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa ou na Praça de atendimento da PMPG presencialmente os seguintes documentos: – RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e comprovante de renda familiar (obrigatório) – Informar telefone para contato e e-mail atualizados; – Receita médica SUS com CID atualizada. (Validade 3 meses).

O CEMOPE, ao receber o processo, entrará em contato com familiar agendando entrevista e triagem com Assistente Social, para verificar o deferimento ou indeferimento, conforme lei Municipal 12.978/2017. Processos deferidos: paciente será incluído no programa. O nome constará em lista que será encaminhada à UBS de referência do paciente para retirada das fraldas no mês subsequente.

Cabe a Unidade de Saúde de referência solicitar as fraldas via TASY, realizar o controle, a entrega e atualização do relatório que deve ser devolvido ao CEMOPE com as atualizações necessárias, tais como transferência de UBS, alteração de tamanho, óbito, desistência, alta médica, mudança de município, etc. O familiar deverá assinar o relatório no ato da entrega das fraldas; A UBS deverá verificar e justificar as ausências, pois dois meses consecutivos sem retirada das fraldas, será considerado desistência e desligado do programa. Processos indeferidos: serão comunicados ao requerente e arquivados pelo CEMOPE.

PROGRAMA MUNICIPAL DE DISTRIBUIÇÃO DE DIETA ENTERAL E FÓRMULAS INFANTIS LEI MUNICIPAL 12977/2017 Protocolar on-line na página da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa ou na Praça de atendimento da PMPG presencialmente os seguintes documentos:

– RG, Cartão SUS, CPF/Certidão de Nascimento (quando criança) e comprovante de residência; – Telefone e e-mail atualizados; – Prescrição Nutricional, Avaliação Antropométrica (Dados de peso e altura) e laudo médico do SUS com CID (Documentação obrigatória para deferimento) ➤ O requerente deverá acompanhar o processo via sistema onde será informado via cota o deferimento ou indeferimento. São fornecidos 15 litros de dieta hipercalórica ao mês para pacientes em uso de sonda (IMC menor que 22 kg/m2)ou no máximo 6 latas de suplemento VO (Somente IMC menor 19 kg/m2 e pacientes no domicílio). Caso deferido, o requerente deve entrar em contato com o CEMOPE via telefone para agendar entrevista com nutricionista. Dúvidas ligar no telefone 3220 – 1000 ramal 4738 e 4736.

OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR PROLONGADA/CPAP/BPAP/VENTILADOR PULMONAR (Protocolo Estadual de 2016):

Protocolar on-line na página da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa ou na Praça de atendimento da PMPG presencialmente os seguintes documentos: ✓ Informar telefone e-mail atualizados ✓ RG, CPF, Cartão SUS, Talão de luz ✓ Gasometria ARTERIAL recente ✓ Ficha Inicial e Ficha de Prescrição Médica de Oxigenoterapia em Formulário específico para cada solicitação ODP, CPAP, BIPAP e Ventilador Pulmonar. O requerente deverá acompanhar o processo via sistema; CEMOPE realizará avaliação documental, entrevista, e encaminhará o processo para 3º Regional de Saúde para auditoria médica, conforme Protocolo Estadual. O familiar será orientado por Assistente Social em visita domiciliar ou entrevista sobre tarifa social da luz elétrica durante o uso do concentrador de 02. O processo será encaminhado para indicação da equipe que irá acompanhar o paciente e emitir relatório atualizado à 3a Regional de Saúde. O Concentrador de 02 e backup é de responsabilidade do Estado. ● Aspirador de secreções não é fornecido pelo SUS.

BOLSAS DE COLOSTOMIA/UROSTOMIA/ BOLSAS COLETORAS DE PERNA E CAMA:

Protocolar on-line na página da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa ou na Praça de atendimento da PMPG presencialmente os seguintes documentos: ✓ RG, CPF, Cartão SUS, Comprovante de residência; ✓ Receita médica SUS atualizada, com CID solicitando a bolsa. ✓ Informar telefone e e-mail atualizados; A enfermeira estomaterapeuta entrará em contato com familiar/paciente agendando horário para avaliação; Será realizado o cadastro, avaliação e entrega das bolsas; Qualquer complicação referente ao estoma deverá ser agendada avaliação no ambulatório do CEMOPE.

SONDA URETRAL/TRAQUEAL/CATÉTER EXTERNO:

Protocolar on-line na página da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa ou na Praça de atendimento da PMPG presencialmente os seguintes documentos: ✓ RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência; ✓ Receita médica SUS atualizada indicando o calibre da sonda e quantidade diária a ser utilizada; ✓ Informar telefone e e-mail atualizados; A enfermeira estomaterapeuta entrará em contato com familiar/paciente agendando horário para avaliação no qual será realizada a entrega dos materiais.

PRÓTESE OCULAR E LENTE ESCLERAL COSMÉTICA:

Protocolar on-line na página da PMPG ou ligar direto no 3220-1000 ramal 4738 para agendar atendimento: ✓ RG, CPF, Cartão SUS e Comprovante de residência. ✓ Receita médica com solicitação da prótese ocular ou lente. ✓ Informar telefone e e-mail atualizados ➤ O CEMOPE realizará cadastro e agendamento de consulta na Empresa Conveniada em Curitiba, emitindo guia de autorização de consulta e solicitação de transporte.

ÓRTESES, PRÓTESES E MEIOS AUXILIARES DE LOCOMOÇÃO (CADEIRA DE RODAS, CADEIRA DE BANHO, MULETA, PRÓTESE DE MMII, COLETE, TALA, PRÓTESE AUDITIVA, ETC O CEMOPE não realiza os encaminhamentos. As solicitações são inseridas pelas Unidades de Saúde no sistema SISREG.

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange