Gerência de Gestão Estratégica em Saúde

MISSÃO A GGES tem como responsabilidade principal fazer a análise de situação da saúde, fundamentalmente do Município, utilizando-se das informações inseridas nos SIS, de conhecimentos técnicos dos profissionais na área, programas específicos, planilhas, para que através da análise de todas as informações e indicadores produzidos pelos demais setores, possibilite aos gestores tomadas de decisões seguras com uma melhor utilização dos recursos e alcance das metas anteriormente planejadas, bem como o planejamento de metas futuras com economia, Ainda, monitora e divulga os indicadores de saúde, desenvolve programas, dashboards, painéis de gestão, etc.

FLUXOS/SERVIÇOS:

Coleta e processamento de dados para produzir planilhas de indicadores e gráficos sobre a situação da saúde da população;

Análise e comparação desses dados;

Avaliação dos problemas encontrados, intervenções e tomada de decisão;

Divulgação das informações com o objetivo de retroalimentar o sistema de saúde;

Desenvolvimento de programas que facilitem os serviços da rede;

Prover informações atualizadas sobre o andamento das ações visando maior qualidade e acurácia na tomada de decisões por diferentes instâncias da Fundação Municipal de Saúde;

Criar inteligência institucional, através da gestão da informação, do conhecimento e da inovação.

SALA DE SITUAÇÃO EM SAÚDE – A Sala de Situação de Saúde, segundo a OPAS/OMS é um espaço físico e virtual onde a informação em saúde á analisada sistematicamente por uma equipe técnica, para caracterizar a situação de saúde de uma população. São espaços de inteligência em saúde, dotados de visão integral e intersetorial, que partindo da análise e da avaliação permanente da situação de saúde, atuam como instância integradora da informação que gera a vigilância em saúde pública nas diferentes áreas e níveis, constituindo assim um órgão de assessoria direta capaz de aportar informação oportuna e relevante para apoiar, com uma base técnico-científica, o processo de tomada de decisões.

Em termos de seus usos e funções, as salas de situação de saúde, estão voltadas para planejar e avaliar ações em saúde; apoiar a definição dos programas e políticas que melhorem.

a saúde; avaliar a qualidade e o acesso aos serviços; apoiar a vigilância da saúde pública, incluindo a vigilância das doenças sujeitas a regulamento internacional; dirigir a resposta dos serviços de saúde em situações de emergência como surtos epidêmicos ou desastres naturais. Também para difundir informação em saúde à comunidade, interagindo e fomentando a saúde. Na mesma, a informação é apresentada e divulgada em diversos formatos como tabelas, gráficos, mapas, documentos técnicos ou relatórios estratégicos.

Hoje, a referência que se tem para este tema na saúde, é a SAGE (Sala de Apoio à Gestão Estratégica / Ministério da Saúde), que se apresenta em quatro grandes módulos: sócio- econômico, ações em saúde, situação de saúde e gestão em saúde.

A Lei 12.527/11 dispõe sobre a obrigatoriedade da União, Estados e Municípios de garantir o acesso às informações, prevê, em outras palavras, que qualquer pessoa, física ou jurídica, tenha assegurado o seu direito de recebimento das informações públicas dos órgãos e entidades. Seguindo esta diretriz, a Fundação Municipal de Saúde busca divulgar seus indicadores de forma online e para download, criando um canal de transparência e uma fonte de informação para comunidade acadêmico-científica.

Endereço: R. Afonso Pena, 87 – Estrela, Ponta Grossa – PR, 84040-170;

Horário: 08:00 até 17:00;