Coordenação de Vigilância Sanitária
SOBRE A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Nossa história
As ações de Vigilância Sanitária (VISA) foram assumidas pelo município de Ponta Grossa no ano de 1991, com o intuito de promover e proteger a saúde da população, eliminando, diminuindo e prevenindo os riscos à saúde, além de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
Essas ações caracterizam-se por procedimentos de orientação, cadastramento, inspeção, investigação, notificação, controle e monitoramento, os quais demandam ações, como: atendimento ao público, deslocamentos, coleta de análises fiscais, apreensão e inutilização de produtos, interdição de estabelecimentos e produtos, instauração de processos, elaboração de relatórios e ofícios, registro e divulgação de dados, englobando os setores de Vigilância em Alimentos, Vigilância em Produtos e Serviços, Vigilância em Estabelecimentos de Saúde, Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador.
A Vigilância Sanitária de Ponta Grossa possui atualmente uma equipe multiprofissional composta por 13 Inspetores Sanitários e 10 servidores de nível superior, além da equipe administrativa e de engenharia, todos admitidos por concurso público e investidos na função por ato legal do governo municipal.